e-mail

esqueceu a senha

resultado de exames

perguntas frequentes

CLIQUE SOBRE A OPÇÃO QUE DESEJA OBTER A RESPOSTA

Como consultar os resultados pela internet?

- Acesse o site www.labsaolourenco.com.br ou laboratoriosaolourenco.com.br
Informe o login e senha no quadro à direita do site, chamado de Resultado de Exames
Clique em ok

Como consigo um login e senha para consultar resultados pela internet?

Tanto o login e a senha são gerados automaticamente no final do primeiro atendimento de cada cliente. Essas infomações estarão disponíveis no cabeçalho do comprovante de coleta que será fornecido pelas atendentes.

Posso alterar minha senha?

Sim. O cliente fará o promeiro acesso com a senha fornecida pelo laboratório. Depois de conectado, poderá clicar em senha e mudar a senha, localizado no canto superior direito.

Posso obter resultados de exames por telefone?

Por questões éticas e de segurança, somente seu médico pode ter acesso aos resultados por telefone.
O cliente tem acesso aos seus resultados de duas formas: impresso pelo laboratório e/ou acessado pela internet.

Outra pessoa poderá retirar meus resultados sem o comprovante de coleta?

Na falta do comprovante original o portador precisa apresentar, obrigatoriamente, seu documento de identidade ou CPF.

O que fazer quando a orientação do médico e do laboratório forem diferentes quanto ao jejum?

As orientações podem variar para cada exame ou tipo de paciente, dependendo de sua situação clínica e do que o médico solicita. Todos esses dados devem ser analisados para que o resultado do exame seja o mais confiável possível. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

Por que em algumas ocasiões o local de onde o sangue é retirado para exames fica roxo?

Isso ocorre devido ao extravasamento de sangue para fora da veia, ou hematoma.
Várias situações podem levar ao hematoma: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue; dentre outras.

Tomar água antes da realização de um exame pode comprometer o resultado?

Não, mas convém tomá-la com moderação. O excesso pode levar à alteração de exames de urina.

Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Por outro lado, a glicemia e os triglicérides exigem várias horas em jejum. Cada exame pode necessitar de tempos diferentes.

Exames que pedem jejum têm de ser feitos sempre pela manhã?

Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas.

Posso fazer qualquer exame à tarde?

Não. Alguns exames devem ser realizados obrigatoriamente pela manhã.
O laboratório deverá fornecer todas as informações necessárias aos clientes.

Cigarro interfere no resultado de exames?

Para teste de agregação plaquetária e curva glicêmica, o fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar esses exames.

O que é um antibiograma?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais é resistente.

Para realizar o exame de fezes a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia.

Como deve ser a alimentação para os resultados serem mais confiáveis?

Deve ser mantida a dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames.

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de triglicérides. O ideal é ficar três dias antes do exame sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
O álcool pode alterar o colesterol também.

Por que o esforço físico interfere no exame de glicemia?

A glicemia reflete a quantidade de acúcar no sangue que, por sua vez, é uma fonte de energia de rápido aproveitamento pelo organismo. Dessa forma, sempre que o organismo precisar de mais energia, por exemplo em esforço físico e stress, há alterações importantes nas velocidades de produção e consumo de açucar.

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Alguns sim.
Testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes do esperado sem esforços físicos.

Menstruação interfere nos exames?

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em período do ciclo o seu exame foi realizado.

Posso fumar antes de fazer um exame?

Se forem testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica, não. Consulte seu médico ou o laboratório para maiores informações.

Posso fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreções que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra.
Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Qual o procedimento correto no caso de exame de urina tipo 1?

O exame de urina tipo 1 é um exame de rotina que avalia, além de alguns aspectos da integridade das vias urinárias, algumas funções renais e algumas situações extra renais. É um exame geral, de triagem, e seus resultados devem ser interpretados levando em conta vários dados clínicos do paciente. Não é preciso ser feito com a primeira urina da manhã nem esperar duas horas pelo fato de serem avaliados parâmetros mais ou menos constantes, que não se alteram de forma significativa ao longo do tempo. Este exame deve ser feito, principlamente, quando se suspeita de algum problema infeccioso e/ou inflamatório de vias urinárias.

No caso de exame de urina, tem que ser a primeira da manhã?

Somente se seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo necessário permanecer duas horas sem urinar. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Urina só pode ser colhida no laboratório?

Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo 1, que é a mais comum, pode ser colhida em casa.

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Alguns, sim.
Quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise a atendente antes do exame. Caso algum deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.