e-mail

esqueceu a senha

resultado de exames

orientação para coleta

Para o laboratório clínico é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais a serem examinados obedeçam a determinadas regras. Antes da coleta de sangue, é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar variáveis que possam interferir nos resultados dos exames laboratoriais.

As informações a seguir são essenciais ao paciente, principalmente se forem transmitidas pelo profissional médico de sua confiança. Elas podem evitar que o paciente tenha que voltar outro dia para coleta dos exames ou omita informações importantes como o tempo de jejum, essencial em alguns exames e que, em alguns casos, podem levar a interpretações clínicas errôneas. Uma vez orientado por seu médico o paciente ficará mais seguro dos cuidados que antecipam a coleta do exame, auxiliando o laboratório de análises clínicas na qualidade dos serviços prestados.

Há muitos casos em que é necessário o laboratório solicitar nova amostra do material devido falta de assepsia ou coleta inadequada, como exemplo no exame de urina e urocultura, ou ainda, no clearence de creatinina devido à falta de orientação adequada.

É primordial estas informações ao paciente para reduzir ao mínimo os interferentes pré-analíticos nos laboratórios de análises clínicas, auxiliando assim o médico no diagnóstico do paciente sem interferentes, dúvidas ou até mesmo discordâncias laboratoriais.

Para visualizar maiores informações sobre os exames clique sobre os itens abaixo:

Outras orientações