e-mail

esqueceu a senha

resultado de exames

Blog
blog
Dicas
Notícias
Novidades
Saúde

Novembro azul reforça cuidado com a saúde do homem

sghjfkj

 

 

 

Novembro é o mês dos cuidados redobrados, quando Estado e municípios reforçam, por meio da Campanha Novembro Azul, as ações para o bem-estar físico, social e emocional, englobando da promoção à prevenção da saúde do homem. Cuidados esses que vão desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até a prevenção de doenças crônicas, como o câncer de próstata.

 

Câncer de próstata

 

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (Inca) estimou para o ano de 2014 o aparecimento de 2.670 novos casos de câncer em homens, no Piauí. Sendo que 790 só de câncer de próstata no Piauí e 240 em Teresina.

 

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas. No entanto, em estágio avançado pode ocasionar micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.

 

Considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, o principal fator de risco para a doença é a idade. O risco também é maior entre homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Uma dieta rica em carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de ter câncer de próstata.

 

Os homens que demandarem espontaneamente a realização de rotina de PSA e/ou toque retal devem ser informados sobre o balanço entre os possíveis benefícios e os riscos do rastreamento, para que participem do processo de tomada de decisão. Devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e a importância de procurar um serviço de saúde na presença desses.

 

Voltar
comentários