e-mail

esqueceu a senha

resultado de exames

relação de exames

O Laboratório São Lourenço desenvolveu uma relação completa de procedimentos para você obter informações sobre seu exame, de como ele é realizado e instruções corretas de jejum e coleta (modificar o texto)

ETANOL [ETANOL]

Exame [mnemônico]

ETANOL [ETANOL]

Material [mnemônico]

URINA [U]

Condições

- Urina recente.

Tempo de jejum

Questionário

- Não há necessidade de questionário para a dosagem de etanol na urina, apenas para a dosagem no plasma. - Informar se o cliente é exposto ocupacionalmente.

Comentários

Palavras chaves Álcool etílico Dosagem alcoólica Instruções - Lavar as mãos antes de colher. - Colher urina após retenção urinária de 4 horas. - Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. - Informar se é urina início ou final de jornada quando for exposição ocupacional. - Não realizar assepsia na genitália utilizando produtos que contenham álcool etílico. - Este exame não se destina à finalidade forense (vide item comentários). Para essa finalidade, sugere-se a dosagem do etanol em plasma. Comentários O etanol ou álcool etílico é uma das substâncias químicas mais consumidas no mundo. Porém, o uso abusivo é um grande problema de saúde pública, haja vista o grande número de acidentes de trânsito após a ingestão de bebida alcoólica e dependência ao álcool. A principal via de absorção é a oral, e a mais importante manifestação da intoxicação pelo etanol é a depressão do sistema nervoso central. A intoxicação aguda provoca alteração digestiva e nervosa, enquanto a intoxicação crônica provoca alterações digestivas, hepáticas, cardiovasculares, sanguíneas, endócrinas e psíquicas. O tipo de bebida alcoólica, a concentração do etanol, o ritmo de ingestão e a presença de alimentos no trato gastrointestinal podem alterar a taxa de absorção, não havendo, portanto, um prazo ideal definido para a realização da coleta. O exame , quando realizado na urina, é útil para avaliar-se a exposição ao etanol, mas não possui valor forense. Para essa finalidade, recomenda-se a dosagem do etanol no sangue.