Ansiedade: quando ela se torna um problema

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Quase um quarto da população brasileira tem algum transtorno de ansiedade durante a vida. Pode-se definir como aflição, angústia, perturbação causada pela incerteza ou qualquer sentimento que tenha relação com contexto de alerta e perigo. Algo que nos estimula a entrar em ação ou exatamente ao contrário, impedindo assim nossas reações.

De uma forma geral, a ansiedade é um sentimento incômodo e projetado para o futuro. A pessoa ansiosa vive num estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer e causar sofrimento. Ansiedade não é doença. Ela faz parte do nosso sistema de defesa e está projetada em quase todos os animais. Tudo em excesso faz mal, sendo assim, confira quando a ansiedade é vista como “normal” e quando ela deve ser avaliada com cuidado para que você tenha uma vida saudável.

Preste muita atenção se:
– Você tiver preocupações, tensões ou medos exagerados (não consegue relaxar);
– Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
– Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
– Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
– Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
– Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;

Conheça, abaixo, alguns tipos conhecidos de transtornos. Mas não fique ansioso, todos têm tratamento!

Síndrome do Pânico:

A doença causa ataques esporádicos que começam com uma crise de ansiedade. A pessoa fica nervosa, sente a respiração ofegante e o batimento cardíaco acelerado. Com esses sintomas, ela imagina que está passando por um grave problema de saúde. Esse pensamento a deixa mais nervosa, o que leva a mais alterações no corpo. Terapia junto a um psicólogo costuma ser eficiente nesses casos.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):

TOC são pensamentos involuntários, geralmente ligados a quatro temas: limpeza, sexualidade, religião e violência. É o caso de quem acha que suas mãos estão sempre contaminadas com bactérias e as lava a todo o momento. O TOC pode ser controlado com acompanhamento médico e medicação, principalmente aquelas que aumentam a quantidade de serotonina no corpo.

Fobias:

São medos desproporcionais a objetos e situações. Há mais de duzentos tipos registrados, mas as mais comuns são as relativas a pequenos animais, exposição ao sangue, a lugares fechados e ao encontro com outras pessoas. Quase sempre, a pessoa reconhece que sofre em excesso. O tratamento nesses casos é por meio de exposição gradual às situações temidas com acompanhamento médico ou psicológico.

Estresse Pós-Traumático:

O distúrbio foi percebido pela primeira vez em veteranos de guerra que, muitos anos depois da batalha, não conseguiam esquecer as experiências traumáticas. Mas qualquer pessoa que foi vítima ou testemunha de extrema violência pode ter o distúrbio. Com o aumento do número de acidentes de trânsito e assaltos, o distúrbio ficou também mais comum. Sempre indicado um acampamento psicológico para passar por este estresse.

Ansiedade Generalizada:

É difícil diagnosticar esse transtorno. Ele se caracteriza por uma preocupação extrema e constante que impede a pessoa de relaxar e de levar uma vida normal por longos períodos de tempo. Geralmente, é consequência de uma disfunção que faz a pessoa focar em seus problemas e fantasiar outros novos. Pode ser tratado com acompanhamento médico e remédios que aumentam a serotonina.

Dicas de como lidar com a ansiedade no dia-a-dia:

– Pratique exercícios físicos: Para ajudar a diminuir a ansiedade, os exercícios aumentam a produção de serotonina, o que nos deixa mais relaxados e dispostos. Caminhar três vezes por semana, por meia hora, já pode ajudar! O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente. Quando andamos, pensamos. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e acabamos pensando nos pontos de nossa vida que geram ansiedade e que precisamos trabalhar.

– Reduza o estresse diário: Para reduzir o estresse vale utilizar algumas técnicas como fazer ioga, meditação e até mesmo usar tratamentos alternativos como a homeopatia. Essas técnicas ajudam na hora de ter mais controle sobre o estresse.

– Mantenha a calma e reduza as reações por impulso: Para isso, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz com a boca fechada. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora.

Caso você tenha qualquer dúvida se a ansiedade está se tornando um problema de saúde, consulte seu médico ou psicólogo de referência. É a melhor pessoa para lhe ajudar a ter mais qualidade de vida.

Fonte: Organização Mundial da Saúde – Cross-national comparisons of the prevalences and correlates of mental disorders, 2000 e 2004.

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